Colégio cria Plano de Prevenção ao covid-19

14/05/2020
Documento serve como guia diante das novas necessidades do dia a dia escolar

​​​​​​​​​A partir da paralisação das aulas presenciais, em 18 de março, o Marista Santo Antônio passou a atuar em conjunto com a Estrutura Executiva dos Colégios da Rede Marista, para organizar um plano específico para a retomada das aulas presenciais. O documento intitulado Plano de Prevenção ao covid-19, tem o objetivo de padronizar e organizar as iniciativas de prevenção da doença, servindo com um guia para o dia a dia escolar.

O plano prevê a organização dos trabalhos no Colégio em dois focos; de higienização e retorno das aulas presenciais, ambos com a premissa da preservação da saúde e cuidados com os estudantes, professores, colaboradores e a comunidade de modo geral.

Para todos os processos, foram estabelecidos os padrões dos procedimentos diários, revisados os protocolos de acesso e conduta, e organizada a comunicação e o alinhamento junto à comunidade educativa.

Todos os protocolos estão em sintonia pelo Grupo de Trabalho que foi criado especificamente para chegar a soluções relacionadas ao novo coronavírus. A equipe é composta por diretores de unidades Maristas e membros da Estrutura Executiva, e tem as decisões validadas pelo Dr. Fabiano Ramos, Chefe de Serviço de Infectologista do Hospital São Lucas da PUCRS, empreendimento da Rede Marista localizado em Porto Alegre.

Contemplam o Plano

Uma das principais medidas do Plano é retorno gradual dos estudantes, com escalonamento dos horários (de 10 em 10 minutos) de entrada e saída das turmas. O retorno da Educação Infantil e Anos Iniciais ocorreu no dia 4/5, dos Anos Finais em 11/5 e o Ensino Médio retoma as aulas presenciais em 18/5. Todas as definições de turmas e horários foram transmitidas às famílias, por meio das reuniões on-line e envio de circulares.

Em consonância ao decreto municipal, o Colégio manterá a organização das atividades domiciliares no mesmo período das aulas presencias para as famílias que optaram em manter o isolamento. Para isso, há um educador que media e auxilia os estudantes que estão em casa, para tirar dúvidas e interagir com o professor que ministra a aula.

Uma medida inovadora que o Colégio Marista Santo Antônio passou a adotar que garantirá maior higienização dos espaços, é a pulverização com quarteto de amônia, produto altamente eficaz contra vírus e que fica ativo por cerca de três horas. Essa aplicação será feita após o término do horário escolar e sem a circulação de pessoas no Colégio.

Outras duas ações da escola no combate ao coronavírus é o correto descarte das máscaras, em lixeira devidamente identificada (Lixo Biológico) em espaços facilmente visíveis pelo colégio. Este cuidado também foi estendido para o armazenamento das compras e materiais para a escola. Estes itens, antes de serem manuseados ficam pelo período de 24h em sala de desinfecção, tempo estimado que o vírus fica vivo.

Formação e orientações para educadores

O Plano de Prevenção contempla também orientações e condutas aos educadores, que diariamente dão continuidade à missão Marista. Por isso, no período que antecede o retorno às aulas de cada segmento, o Colégio realiza capacitação com todos professores e colaboradores, para estudos do plano e definições da rotina e boas práticas de higienização na aplicação do plano junto a comunidade educativa.

A partir dessas organizações, os colaboradores de todos os setores do Colégio deverão:

• Realizar a higienização constante das mãos com água e sabão ou álcool em gel

• Verificar temperatura diariamente no ingresso ao Colégio

• Usar máscaras durante todo expediente

• Receber treinamento e formação sobre os protocolos de higienização e retorno às aulas

• Incentivar os estudantes para a constante higienização das mãos

• Manter obrigatoriamente o distanciamento de 1,5m

• Receber capacitação para identificação de casos de síndrome gripal

​Sensibilização de famílias e estudantes

O período que estamos vivendo envolve adaptação e aprendizado para famílias e estudantes, que também precisam ser protagonistas nesta mobilização em prol da vida. Um dos principais protocolos que envolvem os estudantes é a verificação e registro de temperatura no início de cada turno.

Se for identificada febre (a partir de 37,2°), os responsáveis serão contatados para que o estudante possa ir para casa.

O uso de máscara também é exigido e os alunos deverão trazer uma reserva na mochila. O uso de garrafinhas de água individuais também é obrigatório. Os bebedouros só estarão disponíveis para reabastecimento dos recipientes.

A parceria das famílias também é importante para a segurança e bem-estar de todos que transitam pelos espaços da escola, por isso, não será permitido o acesso ao Colégio. Outra mudança durante esse período é o atendimento pela equipe do administrativa e das coordenações do Colégio, que serão realizados por telefone.

Guia de retorno para as atividades presenciais

Criamos este Plano de Prevenção que servirá como guia para os educadores e às famílias, diante das novas necessidades no dia a dia escolar. Para visualizar o conteúdo completo clique neste link​.