Navegar para Cima

Nossos diferenciais

Formação Continuada para Educadores

​​​A busca constante pelo aprimoramento da formação de nossos professores e funcionários faz parte do cotidiano escolar do Marista Santo Antônio.

Desde o início, o fundador do Instituto Marista, São Marcelino Champagnat, promoveu um trabalho dirigido a crianças e jovens por meio da educação, com uma pedagogia prática, focada na presença, na solidariedade e no aprender fazendo. Cientes das mudanças constantes e preocupados com iniciativas que respondam às demandas atuais da realidade, a busca pelo aprimoramento da formação de nossos professores e funcionários faz parte do cotidiano do Colégio Marista Santo Antônio.

Chamamos de Educador os profissionais que atuam em nossos espaços. Não apenas os professores, pois entendemos que todos ensinam pelo exemplo. ​Confira, a seguir, algumas das iniciativas que são oferecidas aos colaboradores.​

Jornadas P​edagógicas

As Jornadas Pedagógicas são momentos formativos e vivenciais que ocorrem no início e meio do ano, voltados para a parte pedagógica. Neles, os educadores são atualizados acerca de tendências e alinhamentos sobre plataformas de aprendizagem, processos, revisão de currículos e matrizes curriculares, entre outras temáticas pertinentes do fazer pedagógico na unidade. 

Integração de novos colaboradores

​Todo início de semestre é marcado por edições da ​Integração de Novos Colaboradores, com foco na acolhida dos educadores e abordagens que vão da história do Instituto Marista a orientações técnicas e administrativas. É um momento para os novos integrantes da Rede Marista trocarem conhecimentos sobre o carisma marista, a origem da nossa instituição e partilharem momentos com os colegas.

Cursos de extensão​​​ e especialização​

Existem muitos cursos de extensão e especialização voltados para educadores, mas dois deles têm destaque.

  • ​Currículo e Itinerários Formativos para o Ensino Médio​: baseados nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), professores participam deste curso de extensão. Em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), ele é desenvolvido online, no ambiente virtual de aprendizagem Moodle, contando com aulas gravadas e ferramentas de interatividade para debates e fóruns. ​

  • Currículo por Áreas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), o curso de extensão capacita docentes e coord​enadores pedagógicos que atuam com o nível de ensino.​ Desenvolvido no modelo EAD, mas com momentos presenciais em agendas pedagógicas locais, o curso busca incentivar o desenvolvimento de um currículo por Áreas do Conhecimento, competências e habilidades, promovendo reflexões sobre as práticas pedagógicas e avaliativas que possibilitem a criação de estratégias significativas e inovadoras para o processo de ensino e aprendizagem.  ​​

Programa de Lideranças Maristas (PDLM)

O Programa de Desenvolvimento de Lideranças Maristas (PDLM) promove, desde 2018, uma série de encontros e atividades para fortalecer competências dos gestores do empreendimento. O objetivo é desenvolver a capacidade de inspirar, influenciar e gerir pessoas por meio de uma prática de liderança orientada pelo carisma e valores maristas. São trabalhados aspectos como autoconhecimento, engajamento e desenvolvimento de equipes, gestão de performance, clima e cultura organizacional, entre outros.

Além do PDLM, a área de Desenvolvimento Organizacional promove uma série de formações para os educadores, abrangendo temas como feedback, recrutamento, seleção e desligamento, entre outros. ​

Cursos, seminários e congressos

Os educadores maristas também são incentivados a participar de cursos externos, seminários e congressos com foco na educação. Investir na formação continuada da equipe significa resgatar o saber dos educadores, ampliando conhecimentos, aprimorando habilidades e o desenvolvimento pessoal e profissional do sujeito. ​​O jeito marista de educar pressupõe o exercício da constante busca por práticas criativas e significativas que atendam às expectativas e necessidades do estudante/educando marista e de sua família, considerando sua realidade.​​