Navegar para Cima

Notícias

Atividades domiciliares conectam famílias e colégio

07/07/2020
Educação
Aprender por inteiro supera limites de sala de aula.

Em tempos de permanentes desafios e readaptações provocados pela pandemia do novo coronavírus, estudantes da Rede Marista vivenciam uma nova realidade em termos de ensino e da aprendizagem guiados pela tecnologia e as atividades domiciliares que conectam famílias e Colégio.

​Isso significa que as tradicionais salas de aula agora não mais estão centradas, apenas, em espaços físicos, mas em telas dos computadores, dos smartphones, das múltiplas plataformas digitais. Isso em função da impossibilidade de se realizarem encontros presenciais.

No Marista Santo Antônio, ambientes como o do Teams, a Plataforma Virtual Marista 3.0 já faziam parte do convívio e rotina dos estudantes. Com as recentes medidas de segurança adotadas pela unidade, por exemplo a suspensão das aulas presenciais por períodos específicos, os instrumentos tornaram-se peças ainda mais centrais para garantir a comunicação entre Colégio e comunidade discente e famílias.



Como destaca a coordenadora pedagógica, professora Andressa Gomes da Conceição, o momento também é de readaptação e o permanente exercício de se (re)pensar as estratégias pedagógicas. Lives, videoaulas e outros recursos também passaram a ser incorporados ao cotidiano dos estudantes.

A Pedagogia Marista preconiza e valoriza a formação integral por meio da dedicação, da presença, do amor e do respeito ao outro, buscando práticas educativas criativas, contextualizadas e significativas para os estudantes. Partindo desta premissa, buscamos, através das tecnologias educacionais, trazer continuidade e sentido para nossa prática junto às crianças e jovens, agora na modalidade digital”, destaca. 

Atividades domiciliares: conexão


Isso significa, como lembra a educadora, que vivemos um momento no qual somos todos aprendizes, colégio, famílias e comunidade. “Não estamos conectados somente por um fio digital, mas também pela saudade de um espaço repleto de significado.  As tecnologias permitem que continuemos, por meio das plataformas, a nossa missão de educar, mesmo diante de tantas adversidades, e assim estamos fazendo, lembra. 

Enquanto Colégio, o grande desafio é proporcionar espaços de ensino e aprendizagem que permitam que os estudantes possam dar continuidade aos seus percursos, exercendo assim nosso papel ativo enquanto espaço educativo, auxiliando as famílias e os estudantes no processo de atividades remotas. 

Aprender por inteiro


Nesse intervalo de suspensão de aulas presenciais o Colégio Marista Santo Antônio implementou novas práticas para fortalecer o aprendizado em época de afastamento social, por exemplo: 

  • Implementou novas rotinas discente e docente, sempre apoiadas pelo uso de recursos tecnológicos;
  • Fomentou uso da tecnologia e atividades domiciliares para conectar famílias e Colégio; 
  • Uso da plataforma Marista Virtual 3.0 ganhou ainda mais importância; 
  • Organizou encontros virtuais duas vezes na semana para segmentos Anos Iniciais e Educação Infantil; 
  • Realiza uma live interativa com toda a turma uma vez na semana pela plataforma Teams para os Anos Iniciais e a Educação Infantil. 
  • Nos Anos Finais e Ensino Médio aulas online são realizadas na plataforma Teams.
  
E, nesse processo como um todo, as famílias também são importantes, pois o período que estamos vivendo envolve adaptação e aprendizado para todos, que também precisam ser protagonistas nesta mobilização em prol da vida.

“Estar com os filhos neste momento significa acolher suas angústias e suas necessidades em uma relação de afeto, amor, empatia e união. Este novo itinerário precisa ser reorganizado com a participação e envolvimento de todos da família em parceria com o colégio para que consigamos juntos passar por este momento o mais breve possível”, finaliza a professora Andressa. ​

Valores

Já conhece nossos valores da educação Marista? Se não, clique aqui ​e sabia  mais.
Saiba também como a Rede Marista vem sendo presença transformadora ​nesta época de adversidades.