O momento em que vivemos tem motivado educadores, famílias e estudantes a criarem, juntos, maneiras inovadoras de construir conhecimentos em diferentes contextos. Isto porque a aprendizagem enfatiza a necessidade da interação entre os sujeitos, contextos e saberes, mobilizando os conhecimentos, e aplicando-os na resolução de problemas via interação metodológica.
Nesta direção, os professores das diferentes áreas do conhecimento do Colégio Marista Santo Antonio, juntamente com a equipe pedagógica, desenvolveram uma dinâmica diferente de desafios, levando em consideração o entrelaçar dos diferentes conteúdos que estavam sendo desenvolvidos durante os períodos regulares de forma virtual.
A iniciativa interdisciplinar foi partilhada com os estudantes das turmas do Ensino fundamental – Anos Finais (6º Ano) e Ensino Médio (1ºAno), a partir de diferentes temáticas das áreas de Linguagens, Ciências Humanas, Matemática e Ciências da Natureza.
“Com o intuito de significar nossa prática, mesmo remotamente, os estudantes foram desafiados, orientados e estimulados a responderem algumas perguntas orientadoras elaboradas pelos professores de cada área. O trabalho envolveu pesquisas sobre o meio ambiente e ações cotidianas de preservação, receitas culinárias, diálogos em famílias, paródias, empreendedorismo, vídeos explicativos e relatos dos próprios estudantes e seus familiares”, explica a professora Andressa Gomes, coordenadora pedagógica do Marista Santo Antônio.
“Desta forma, a integração proposta contemplou estratégias integradoras, que potencializou a problematização, investigação, complexos temáticos, atividades artísticas de partilhas e trocas de conhecimentos, relacionando os diferentes componentes, conteúdos e suas áreas do conhecimento”, acrescenta a educadora.
Os estudantes, apresentaram de forma virtual suas descobertas, pesquisas e propostas de forma descontraída, e posteriormente realizaram a partilhas e apresentações a respeito dos desafios recebidos ao longo da semana.
Família
Sendo a família elemento fundamental no processo de formação dos estudantes, pais e mães maristas participaram dos diálogos e partilhas, enriquecendo o momento.
Para a estudante Amanda Vizenti, “os desafios foram legais, pois se aproveitou o momento de pesquisa para conversar com os pais e discutir sobre os conteúdos de sala com a família”.
Os estudantes também colocaram que a atividade serviu para que eles pudessem ver a importância dos conteúdos na vida cotidiana, de forma mais prática, e a descoberta de saber que alguns conteúdos são utilizados pelos pais em seus respectivos trabalhos, deixou os estudantes espantados.
Mesmo distantes, seguimos em família
Enquanto Colégio Marista Santo Antônio, proporcionamos a nossos estudantes uma educação diferenciada, oportunizando descobertas instigantes e desenvolvendo múltiplas aprendizagens.
“Mesmo distantes, seguimos em família, propondo atividades estimulantes e promovendo a integração entre os próprios estudantes e com seus familiares, que participaram ativamente dos desafios sugeridos, mantendo viva a parceira e o envolvimento das famílias”, destaca a educadora Ana Luiza Zambaldi Marioto.