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O protagonismo da família na formação dos filhos

21/07/2020
Educação
Venha ser Marista Santo Antônio; inscrições abertas.

​Vivemos um momento em que somos todos aprendizes. Colégio, famílias e a comunidade experienciam um tempo de adversidades no qual é preciso exercitar a permanente capacidade de readaptação ao novo e ao diferente. E, nesse contexto, na missão de educar por inteiro, o protagonismo da família na formação dos filhos vem sendo fundamental


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Desde a implementação das atividades domiciliares, em decorrência do cenário da Covid-19, o cumprimento das rotinas de estudos também passou a ser mais comum nos lares das crianças e jovens. A sala aula física migrou para a tela de computador, de um smartphone, tudo conectado pelo digital. 

Mesmo distantes, seguimos em família e isso significa que somente o ambiente físico mudou, mas não o cuidado, o afeto e a busca pela oferta da excelência acadêmica. De igual maneira, momento também importante para se apoiar às famílias e esclarecer todas as dúvidas. 

"A ligação de amor e respeito acontece sincronicamente, através das propostas planejadas pelos professores, promovendo assim aprendizagens que emocionem, que agreguem valor, que ampliem os repertórios intelectuais e morais e que, sobretudo, valorizem e respeitem a vida”, expressa a coordenadora pedagógica do Colégio Marista Santo Antônio, professora Andressa Gomes da Conceição. 

​Caminhada familiar


Nesta relação, e em meio à necessidade de acompanhar os filhos, as famílias têm assumido cada vez mais o protagonismo no processo da educação. Para isso, elas também se organizam e formatam uma nova rotina dar conta das demandas do dia a dia, sem se deixar de atuar como mediadores na construção do conhecimento dos estudantes. 

Mãe das estudantes Dora Pereira Lucas, do 1º ano Ensino Fundamental, e Florencia Pereira Lucas Costa, do nível 2B da Educação Infantil, a professora universitária e jornalista Débora Lucas fala sobre essa nova dinâmica da família no acompanhamento das filhas durante as atividades domiciliares. 

“O lado positivo de acompanhar as nossas filhas em casa está na possibilidade de organização das atividades, a partir de um roteiro preparado pela escola, com cronograma bem definido, que respeita as limitações de não se estar em um ambiente escolar”, destaca Débora Lucas. 

Estar lado a lado dos filhos(as) e ser presença quando da realização das atividades domiciliares também contribui para o fortalecimento do vínculo familiar, como aponta Nádia Aléssio Velloso, mãe do estudante Guilherme Velloso Borges, do 1º ano do Ensino Fundamental. 

“Acompanhar de perto o seu desenvolvimento, a superação das dificuldades, passar mais tempo próximos a ele e fortalecer nosso vínculo. Muitas vezes, me surpreendi com a capacidade de aprendizagem do meu filho”. 

Dicas para ajudar na organização 


Agora, mais do que nunca, o acompanhamento da família é essencial, porém, sabemos que acompanhar, auxiliar e proporcionar espaços adequados para que a aprendizagem aconteça de maneira tranquila e prazerosa não é uma tarefa fácil.  

Por vezes, atividades domiciliares geram dúvidas por parte dos pais, que precisam corajosamente encontrar respostas para melhor auxiliar seus filhos/as.  

Algumas dicas podem ajudar neste contexto: 

  • Construa uma rotina com tarefas e horários preestabelecidos, isso vai auxiliar nas atividades que precisam ser realizadas. 
  • Permita que seu filho(a) participe deste processo, construindo assim a autonomia que precisa para dar continuidade aos estudos; 
  • Reserve um tempo/período para dialogar sobre as atividades que foram realizadas naquele dia; 
  • Compartilhe com a escola as dúvidas e inquietações, buscando alternativas que possam auxiliar neste acompanhamento; 
  • ncentive e encoraje seu filho(a) de maneira que ele seja o protagonista da sua aprendizagem, incentivando novas descobertas. 

Estar com os filhos neste momento significa acolher suas angústias e suas necessidades em uma relação de afeto, amor, empatia e união. Ou seja, este novo itinerário precisa ser reorganizado com a participação e envolvimento de todos da família, em parceria com o Colégio, para que se consiga juntos passar por este momento o mais breve possível. 

“Fortalecer neste momento uma relação de simplicidade e diálogo é fundamental para que as famílias consigam acompanhar o processo educativo de seus filhos e filhas”, lembra também a professora Andressa Gomes da Conceição, coordenadora pedagógica do Colégio Marista Santo Antônio.​