14 de setembro de 1974. Data história na qual se marca o início de Sinop, até então, um recém-formado núcleo urbano do projeto de colonização Gleba Celeste. Criada para ser referência no Nortão de Mato Grosso, Sinop consolidou-se em termos de crescimento e economia, sobretudo educação. Em ocasião dos seus 46 anos de fundação, nós, da família Marista Santo Antônio, temos o orgulho em dizer: Sinop nos completa.
Cidade de Mato Groso escolhida para receber a missão Marista, em Sinop difundimos a presença e nosso jeito de educar baseado na
fé, cultura e vida.
"Enquanto Marista Santo Antônio, temos a alegria em poder celebrar este primeiro aniversário da cidade de Sinop, pois, há cerca de um ano, nós, também maristas, desembarcávamos nesta cidade cheios de fé, de carisma e com uma missão: tornar conhecidos os passos de São Marcelino Champagnat, nosso fundador. Ao mesmo tempo, nessa terra 'formar bons cristãos e virtuosos cidadãos', lema marista que nos move diariamente", destaca Claudiano Tiecher, diretor do Colégio Marista Santo Antônio.
O aniversário de fundação de Sinop é comemorado em 14 de setembro. Já sua emancipação política e administrativa é datada de dezembro de 1979, mês no qual, então, celebram-se os 41 anos que a cidade adquiriu autonomia e deixou de ser distrito de Chapada dos Guimarães.
Cada estudante, família e educador marista manifestam o sentimento de gratidão à cidade que tão bem acolheu o Colégio Marista Santo Antônio e na qual estamos construindo nossa história.
De crianças a adultos, se pudéssemos assim resumir nossa paixão por Sinop, nós, maristas, diríamos:
“Sinop para mim representa novidade, acolhimento, alegria e diversidade”. Irmão Antônio Rai Costa de Menezes.
“Uma cidade que dá oportunidades de trabalho e de crescimento”. Emerson Cláudio Gentilin Adão, educador marista.
"Eu gosto de morar aqui", Manuela Schuster, estudante da Educação Infantil.
"Feliz aniversário Sinop", Enzo Hiroshi, estudante da Educação Infantil.
"Sinop é linda", Lara Balbinotti, estudante da Educação Infantil.
“Sinop foi um presente que recebi, desde que cheguei para uma nova missão marista. A beleza da cidade está nas pessoas que fazem deste lugar, um lugar especial. Gratidão por estar aqui vivendo este novo momento da minha vida”. Andressa Gomes da Conceição, educadora marista.
Venha ser parte da família Marista Santo Antônio.