Nos primeiros anos da vida escolar (3 a 5 anos), cada detalhe é importante para a construção do repertório de significados, contribuindo para que as crianças assimilem, desde cedo, a socialização, a autonomia, a cooperação e a solidariedade. Por isso, a valorização, o cuidado e o desenvolvimento integral são fundamentais nessa caminhada.
A elaboração das atividades e dos projetos envolve a observação dos professores sobre o modo como os estudantes se relacionam com as experiências oportunizadas para eles. Trata-se da pedagogia da escuta, na qual são trabalhados assuntos que surgem em rodas de conversa e de curiosidades trazidas pelas próprias crianças.

Na turma N1 B da Educação Infantil, a experiência da “Caixa do Amor” realizada com os estudantes proporcionou um mundo de significados, reflexões e mesmo aprendizagens sobre nós mesmos e o nosso próximo. O objetivo da iniciativa foi propor momentos que favoreçam o desenvolvimento da identidade pessoal dos estudantes no contexto familiar e coletivo, ampliando assim o conhecimento de si e do outro.
A partir de questionamentos como “Quem sou eu?”, “De onde vim?”, “Quem faz parte da minha família?”, “Quais os laços construí até este momento?”, as crianças foram convidadas a refletirem sobre seus papeis no mundo.
Para tal dinâmica, foram realizadas rodas de conversa na sala de aula sobre a família, o que entendemos, compreendemos sobre, o que mais gostamos de fazer, quais momentos menos lhe agradam. Já no gramado do colégio, os estudantes ouviram a história do homem que amava caixas, trazendo assim o aspecto da compreensão familiar. Também foi possível sentir o vento batendo nos rostos, lembrando aos estudantes do avião em que o pai construiu para seu filho na história contada.
No átrio do Colégio, em meio a construção da “caixa de amor” (nome escolhido pelos estudantes), também houve diálogo sobre o amor familiar. A partir dessa vivência, as crianças foram convidadas a desenharem os lugares que gostam de estar com as suas famílias. Cada membro da família foi desenhado em uma pedra, materialidade escolhida pelas crianças”, contam as educadoras.
A interação com os estudantes resultou em inúmeras contribuições.
“É amor”
“Tem família grande e pequena”
“O titio e a titia é irmão do papai ou da mamãe e tem criança que mora só com o papai ou só com a mamãe”
“O papai e a mamãe cuidam da gente, Jesus cuida da família”, contam os estudantes.
Por meio da Caixa do Amor, materiais simples ganharam forma e significado, fortalecendo em nossos estudantes o espírito de valorização à família, de respeito e de amor.
Venha ser parte da nossa família Marista Santo Antônio. Educação cristã, humana e integral para a vida ofertada da Educação Infantil ao Ensino Médio.