Navegar para Cima

Notícias

Descobertas e transições da infância

21/12/2020
Educação
Descobertas e transições da infância

​​​​​​​A primeira parte da infância de uma criança é repleta de descobertas, novas palavras, brincadeiras e um mundo inteiro para ser explorado. Da mesma forma, nesse período ocorrem importantes transições como o uso de talheres, a retirada da fralda, a amarração de um calçado e até mesmo a necessidade de lidar com uma troca de escola. Reconhecendo esse contexto, o Colégio Marista Santo Antônio conta com um Projeto de Transição a fim de acolher os anseios que surgem ao longo do percurso. ​

O conceito de transição refere-se à passagem de um lugar, de um estado, de uma condição para outra. Cada transição deve ser acompanhada como se fosse um compromisso, fazendo desses momentos um marco no desenvolvimento das crianças. “Também é importante dizer que, na transição, muitas coisas se transformam, modificam-se; outras, porém, permanecem e está tudo bem”, comenta a coordenadora pedagógica do Colégio Marista Santo Antônio, Andressa da Conceição. 

Muitas aprendizagens foram vivenciadas para que as crianças passem por esse percurso com confiança e alegria, todas com a intenção de mostrar para elas a sua própria capacidade. Andressa levanta que o Projeto de Transição objetiva acolher os estudantes e suas dúvidas acerca dessa passagem, sempre direcionando para a solução das dúvidas que surgirem durante o processo. “Estamos todos aprendendo e queremos que as crianças possam continuar suas trajetórias sendo protagonistas de suas histórias. Por isso, acreditamos na ação conjunta e no fortalecimento de laços educativos, que foram constituídos entre nós ao longo dessas vivências”, destaca a educadora. 

A missão marista de educação acredita na poder da infância e em um mundo mais justo e acolhedor. Priorizamos uma pedagogia voltada para o afeto, que compreende o tempo de cada aluno e proporciona um desenvolvimento integral e humanizado. Cada conquista e passo são celebrados. “É chegado o momento de vibrar com mais essa aprendizagem, de sorrir com mais essa experiência e de se emocionar com mais essa possibilidade”, pontua Andressa. 


 ​