Projeto promove encontros de estudantes com psicóloga

03/09/2021
Preparação para o futuro
Participam do projeto “Valorização da Vida” estudantes do 4º ano dos Anos Iniciais ao 2º ano do Ensino Médio

Com o objetivo de promover momentos de acolhimento, escuta, diálogo, reflexão e partilha, o Colégio Marista Santo Antônio implementou o projeto Valorização da Vida. Nessa iniciativa, estudantes do 4º ano (Anos Iniciais) ao 2º ano (Ensino Médio) participam de encontros com uma psicóloga para discutir a temática.

“A​creditamos em uma escola que seja espaço não somente acadêmico, mas também de escuta e proteção, que compreende e valoriza integralmente cada sujeito que ocupa este ambiente", destacou a orientadora educacional, Geise Ferreira.

De acordo com a psicóloga, Talitha Marcial, os encontros abordam assuntos importantes. “Esse projeto vem para trazer o autoconhecimento para os alunos, trazer autonomia com relação às próprias emoções e sentimentos. Traz esse reconhecimento do quão válido é vivenciar e experenciar esses momentos. A gente vai poder trabalhar muito a autoconfiança, autopercepção, quais são os meus sentimentos, para que eles reconheçam e consigam verbalizar e se comportar da melhor forma", relatou.

Os primeiros encontros foram focados no reconhecimento da vida e nos sentimentos. Nas próximas oportunidades, entrarão em pauta a autorresponsabilidade, empatia, limites, respeito ao limite do próximo, além da gratidão à vida.

Cada turma participará de três encontros com a psicóloga, até o final de setembro. A previsão é que o projeto também seja estendido aos educadores e às famílias, a fim de potencializar os vínculos já existentes entre todos os integrantes de nossa comunidade educativa.​