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Sala de aula

AVALIAÇÕES

​A avaliação é uma prática pedagógica que tem como pressuposto o acompanhamento contínuo, diagnóstico reflexivo de elaboração e decisão no desenvolvimento do currículo no processo de ensino e aprendizagem.

​A avaliação é uma prática pedagógica que tem como pressuposto o acompanhamento contínuo, diagnóstico reflexivo de elaboração e decisão no desenvolvimento do currículo no processo de ensino e aprendizagem.

​As estratégias e instrumentos avaliativos, em relação aos tempos e movimentos de ensinar e aprender, são diversificados, diferenciados, coerentes e adequados, de forma a garantir a qualidade da educação.

Educação Infantil

A Avaliação na Educação Infantil é realizada a partir da observação processual do estudante, abrangendo o registro da evolução de suas aprendizagens, o qual considera os tempos, ritmos e espaços do aprender. Também são observados o exercício da autonomia, a interação entre os pares e o meio, as linguagens, a representação gráfica, a resolução de situações-problema, a construção da imagem corporal e dos movimentos psicomotores, bem como o acompanhamento ativo que a família assume em parceria com a escola.

A família é comunicada semestralmente, mediante a apresentação de registros desenvolvidos pelos grupos e/ou turma. O acompanhamento do estudante é registrado e expresso por Parecer Descritivo, elaborado pela docente. São realizados atendimentos pela professora, por meio de encontros coletivos ou individuais.

Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ano)

Nos Anos Iniciais, a avaliação acontece através do acompanhamento contínuo e reflexivo do desenvolvimento do currículo e do processo de aprendizagem. É expressa mediante Parecer

Descritivo, elaborado pelo docente em forma de instrumento didático de acompanhamento e registro que revela o domínio de competências em termos de conhecimentos, atitudes e habilidades expressos nas Matrizes Curriculares.

A comunicação dos resultados é feita trimestralmente aos pais ou responsáveis pelo estudante, levando em consideração os seguintes conceitos:

  • a) Aprendizagem desenvolvida;

  • b) Aprendizagem em desenvolvimento;​

  • c) Apresenta dificuldades.

Sendo assim, a valorização das diferentes aprendizagens se faz necessária, percebendo o estudante como um todo, isto é, de acordo com suas potencialidades e nas diferentes áreas do conhecimento.

Anos Finais do Ensino Fundamental (6º) e Ensino Médio (1º)

A estrutura curricular destes segmentos prevê a divisão do tempo de aula em períodos de 50 minutos, distribuídos em diversos professores e componentes. Utiliza-se como instrumentos avaliativos provas, trabalhos, participação e simulados – no caso do Ensino Médio.

O resultado da avaliação do estudante é expresso através de notas de 0,0 (zero) a 10,0 (dez), aceitando-se apenas um dígito após a vírgula. A cada trimestre, os estudantes realizam duas avaliações (Prova 1 – P1 e Prova 2 – P2) por componente curricular, que correspondem a 70% da média (P1 = 40% e P2 = 30%). Os demais 30% referem-se a atividades do componente, sequência didática e iniciação científica.

Os componentes curriculares que têm 1 hora/aula semanal possuem apenas uma avaliação por trimestre.

São aprovados, ao final do ano letivo, os estudantes que obtiveram, no mínimo, a média anual 7,0, cujo cálculo é obtido através da média aritmética dos três trimestres:

(1º Trim) + (2º Trim) + (3º Trim) ≥ 7,0

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A Rede Marista vem estudando diferentes formas de avaliação, conforme aponta a proposta das Matrizes Curriculares de Educação Básica do Brasil Marista (avaliação formativa e processual). A partir disso, em nosso Colégio, intensificamos o trabalho por área do conhecimento, dos Anos Iniciais até o Ensino Médio.

2ª chamada

Serão oferecidas provas de 2ª chamada da P1 e da P2 somente nas situações de doença, luto ou serviço militar obrigatório. O responsável pelo estudante deverá preencher documento na Secretaria do Colégio no prazo de 48h da realização da prova e, na oportunidade, apresentar o documento legal que justifique a falta e efetuar o pagamento dos emolumentos referentes à avaliação.

A segunda chamada será realizada em turno inverso, em data agendada pela Coordenação Pedagógica e publicada no site do Colégio. Em caso de não comparecimento à segunda chamada, o estudante terá registrado NC (Não compareceu) no sistema acadêmico, e sua média será calculada com os instrumentos realizados, até o momento, no trimestre.

Estudos de Recuperação

Os estudos de recuperação ocorrem de forma contínua e processual. Serão ofertados em sala de aula e no contraturno, quando necessário, mediante a convocação dos estudantes de acordo com o acompanhamento do aproveitamento das turmas. Realizam-se, inicialmente, em sala de aula e podem ser oferecidos em turno inverso, aos estudantes do Ensino Médio​. A prova de recuperação vale sete (7,0) pontos e substitui o somatório do desempenho nas avaliações parciais, se este for menor.

Exames Finais

Após o encerramento do ano letivo, é oferecido o exame final ao estudante que não obtiver média anual sete (7,0) em cada componente curricular. Para lograr aprovação, é necessário o domínio das competências que garantam: média aritmética simples de, no mínimo, cinco (5,0), obtida da média anual (MA) mais a nota obtida no exame final (EF), dividida por dois (2), em cada componente curricular.

MA + EF ≥ 5,0

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Os exames finais iniciam imediatamente após o último dia letivo.